O acúmulo hepático de gordura está diretamente relacionado com o surgimento de doenças hepáticas e na síndrome metabólica. Portanto, em testes pré-clínicos da composição nutracêutica foi investigado o acúmulo hepático de gordura na morfologia hepática.
Grandes quantidades de gordura hepática foram encontradas no grupo de indivíduos com obesidade que consumiu uma suplementação placebo, associado a perda do parênquima hepático, um forte indicativo de esteatose hepática.
Após quatro semanas de consumo de EFEOM LL1 + Efeom Silimarina houve redução do acúmulo hepático de gordura e recuperação morfológica do tecido hepático de indivíduos obesos. Esses resultados mostram a capacidade da composição nutracêutica de reduzir a doença hepática gordurosa não alcoólica em casos de obesidade.
A redução do acúmulo hepático de gordura pode ser atribuída a função prebiótica da composição nutracêutica. Isso acontece principalmente devido aos ácidos graxos de cadeia curta (SCFA), como propionato e butirato, produzidos pela microbiota intestinal estimulada pela composição nutracêutica através da fermentação das fibras solúveis presentes no suplemento.
Estes SCFA têm efeito sistêmico e podem promover melhora no metabolismo, peso corporal, homeostase energética e resposta glicêmica através da gliconeogênese intestinal e diminuição da sinalização da lipogênese hepática.
Quer saber mais? Acesse o artigo na íntegra: https://www.mdpi.com/2076-3921/11/3/447
Legenda: Visualização e quantificação do acúmulo de lipídios no fígado. (A) Análise histológica de lipídios (Oil Red) e do parênquima hepático (H&E). (B) Medição RGB da coloração de lipídios (Oil Red). *p < 0,05 em comparação entre o grupo placebo com obesidade (HFD) e o grupo com obesidade suplementado (HFD suplementado).
Referência: Santamarina AB et al. The Symbiotic Effect of a New Nutraceutical with Yeast β-Glucan, Prebiotics, Minerals, and Silybum marianum (Silymarin) for Recovering Metabolic Homeostasis via Pgc-1α, Il-6, and Il-10 Gene Expression in a Type-2 Diabetes Obesity Model. Antioxidants (Basel). 2022 Feb 23;11(3):447. doi: 10.3390/antiox11030447.