efeom

02/10/2024

A relação entre distúrbios do sono e o sistema imunológico é fascinante e crucial para compreendermos o impacto da qualidade do sono na saúde como um todo. Uma série de alterações hormonais centrais pode ocorrer quando o sono é comprometido, afetando diretamente o sistema imunológico e, por extensão, a microbiota intestinal.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira então o que causa a má qualidade do sono, sua importância e como melhorar. 

Quais fatores influenciam a qualidade do sono?

Nossos hormônios, como o cortisol e a melatonina, são profundamente influenciados pelo ciclo sono-vigília. Distúrbios do sono, como insônia, apneia do sono ou narcolepsia, podem desregular esses hormônios, comprometendo a resposta imunológica. A falta de sono adequado pode reduzir a eficiência do sistema imune, tornando-nos mais suscetíveis a infecções e inflamações. 

O que poucas pessoas sabem é que a microbiota intestinal tem uma função importante para a qualidade do sono. A comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro, conhecida como eixo intestino-cérebro, influencia os padrões de sono. Um desequilíbrio na microbiota intestinal pode resultar em inflamação sistêmica e afetar negativamente a regulação do sono.

Vale destacar também que manter um horário regular para dormir e acordar ajuda a regular o ciclo circadiano, o “relógio biológico” do corpo. Assim como a exposição à luz natural durante o dia ajuda a manter o ciclo de sono-vigília alinhado, promovendo um sono mais reparador à noite.

Além disso, álcool, nicotina e cafeína são conhecidos por interferirem no sono. Enquanto o álcool pode inicialmente induzir o sono, ele pode causar interrupções durante a noite.

O que fazer para melhorar a qualidade do sono?

Como você sabe, os distúrbios do sono, incluindo insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e narcolepsia, impactam significativamente a saúde física e mental. Desse modo, mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios, a adoção de uma rotina de sono consistente e a redução do consumo de cafeína e tecnologia como uso de telas antes de dormir, podem melhorar a qualidade do sono.

  • Estabeleça uma rotina: criar um ritual pré-sono, como tomar um banho morno, ler um livro ou praticar meditação, pode ajudar a sinalizar ao corpo que é hora de relaxar;
  • Limite o uso de eletrônicos: tente desligar dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir para evitar a exposição à luz azul;
  • Melhore o ambiente de dormir: invista em um colchão de boa qualidade, use cortinas blackout para bloquear a luz externa e mantenha o quarto em uma temperatura confortável.

Cápsulas LL1 podem melhorar a qualidade do sono

Além disso, uma dieta equilibrada ajuda na qualidade do sono e na saúde mental. As cápsulas LL1 são fonte de fibras alimentares prebióticas, como FOS, GOS e beta-glucanos, e desempenham um papel importante na promoção de um ambiente intestinal saudável, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas que impactam positivamente a regulação do sono.

Além disso, as cápsulas LL1 também são fonte de minerais como zinco, magnésio e selênio que também são essenciais para a qualidade do sono e a saúde mental. O magnésio, por exemplo, é conhecido por ter propriedades relaxantes e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. O zinco e o selênio têm funções antioxidantes e anti-inflamatórias que podem influenciar positivamente a saúde mental e a qualidade do sono a longo prazo.

Com EFEOM você não apenas vive mais, você vive melhor!

A rotina exaustiva do século XXI pode dificultar a implementação de mudanças no estilo de vida para cuidar da saúde. Por isso, a suplementação de nutrientes chave para promoção da saúde das cápsulas LL1 pode ser uma estratégia inteligente e prática para uma rotina de cuidado integral à saúde. 

Portanto, o uso contínuo das cápsulas LL1, ricas em fibras prebióticas e minerais essenciais, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do sono e fortalecer o sistema imunológico sem que haja a necessidade de grandes mudanças no estilo de vida. Essas abordagens, que consideram a interação entre dieta, sono e sistema imunológico, são fundamentais para promover a saúde integral a longo prazo de maneira moderna e descomplicada.

Por fim, para acompanhar novos conteúdos, acesse o Blog da Efeom

Fonte: Tavakoli P, Vollmer-Conna U, Hadzi-Pavlovic D, Grimm MC. A Review of Inflammatory Bowel Disease: A Model of Microbial, Immune and Neuropsychological Integration. Public Health Rev. 2021 May 5;42:1603990. doi: 10.3389/phrs.2021.1603990. PMID: 34692176; PMCID: PMC8386758.

Veja mais