Informativo 14 – Cápsulas LL1 auxiliam na modulação da microbiota por bifidobactérias

As bifidobactérias são micro-organismos de extrema importância para o nosso intestino quando se trata de combater a obesidade. Estas bactérias probióticas são responsáveis pela fermentação de fibras alimentares, produzindo ácidos graxos de cadeia curta que desempenham um papel na regulação do metabolismo energético e na manutenção da integridade da barreira intestinal saudável.

Com isso, a presença adequada de bifidobactérias também reduz a inflamação sistêmica e modula sensibilidade à insulina. Portanto, o estímulo ao crescimento e à atividade dessas bactérias benéficas é uma abordagem promissora para o tratamento da obesidade.

Por isso, em estudos pré-clínicos a fórmula das cápsulas LL1, assim como seus componentes isolados, foram testados para investigar seus efeitos sinérgicos sobre a microbiota em modelo de obesidade.

Desse modo, os resultados mostraram que as cápsulas LL1 aumentaram a abundância relativa na família Bifidobacteriaceae e no gênero Bifidobacterium na microbiota intestinal em comparação tanto com os grupos controle magro e com obesidade, sem que fosse necessário nenhum tipo de mudança de estilo de vida como dieta e prática de exercícios.

Esses resultados mostram que as cápsulas LL1 são uma ferramenta prática e eficaz em restaurar a microbiota intestinal saudável.

Quer saber mais? Acesse o artigo na íntegra: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464623002712 

Legenda: Efeitos da suplementação LL1 sobre a abundância relativa de bactérias da Família Bifidobacteriaceae e do gênero Bifidobacterium (a) versus CTL_Vehicle; (b) versus HFD_Vehicle. CTL_Vehicle = controle magro, HFD_Vehicle = obesidade.

Referência: Nehmi-Filho V, et al. Novel Nutraceutical (silymarin, yeast β-glucan, prebiotics, and minerals) shifts gut microbiota and restores large intestine histology of diet-induced metabolic syndrome mice. J Funct Foods. 2023;107(Março).