
O cortisol é um hormônio esteróide produzido pelas glândulas adrenais em resposta ao estresse. Com isso, pode atuar e impactar de forma indireta no desenvolvimento da obesidade devido aos seus efeitos sobre o metabolismo e o apetite. Em situações de estresse crônico, níveis elevados de cortisol podem levar a alterações no apetite, aumentando o desejo por alimentos ricos em açúcar, gordura e calorias.
Além disso, o cortisol também pode influenciar a distribuição de gordura corporal, levando ao acúmulo de gordura na região abdominal, o que está associado a um maior risco de desenvolver problemas metabólicos e obesidade central.
Hormônios endócrinos como cortisol foram avaliados em um estudo clínico randomizado e controlado para avaliar os efeitos ao início e após 90 e 180 dias de consumo do suplemento EFEOM por pessoas de ambos os sexos com IMC classificado como sobrepeso/obesidade. Os resultados encontrados mostram que o cortisol sérico (Figura) apresentou uma redução progressiva após 90 e 180 dias de consumo do suplemento nutracêutico EFEOM, comparado aos níveis iniciais (dia 0) dos voluntários participantes desse estudo.
Apesar de seu papel fisiológico, na obesidade, sabe-se que altos níveis de cortisol promovem ganho de peso corporal e aumento do apetite com preferência por alimentos com alta densidade energética, contribuindo para um alto risco cardiometabólico.
Além disso, a exposição crônica a glicocorticoides, como o cortisol, é conhecida por promover a síndrome metabólica, acúmulo de gordura abdominal e, eventualmente, doenças cardiovasculares.
Nossos resultados demonstram uma melhora nos níveis de cortisol, contribuindo para a redução da obesidade abdominal e um melhor prognóstico metabólico sem qualquer intervenção de mudança de estilo de vida. Dessa forma, o suplemento EFEOM se mostra uma ferramenta capaz de modular vias endócrinas de produção de cortisol.
A redução do cortisol observada com o consumo do suplemento está diretamente ligada à redução da prevalência de obesidade e também pode contribuir para a melhora da qualidade do sono e funcionamento do sistema imune.

Legenda: Efeitos sobre as concentrações séricas hormonais de cortisol ao longo do consumo da suplementação nutracêutica EFEOM pura (Supplement) ou associada ao fitoterápico silimarina (Supplement+Silybum marianum) em um estudo clínico randomizado e controlado com pessoas de ambos os sexos com IMC classificado como sobrepeso/obesidade (IMC > 25kg/m2).
Quer saber mais sobre esse tema?
Acesse: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fendo.2022.1089938/full
Referência: NEHMI-FILHO, V. et al. Novel nutraceutical supplements with yeast β-glucan, prebiotics, minerals, and Silybum marianum (silymarin) ameliorate obesity-related metabolic and clinical parameters: A double-blind randomized trial. Frontiers in Endocrinology, v. 13, n. January, p. 1–11, 2023.