Informativo 08 – Efeito sinérgico das cápsulas EFEOM LL1 reduz TSH sérico

O hormônio estimulante da tireoide, também conhecido como TSH, é produzido pela hipófise e desempenha um papel importante na regulação da função da tireoide. Entre as principais funções do TSH está a regulação do metabolismo energético.

Os hormônios tireoidianos influenciados pelo TSH são importantes na regulação do metabolismo energético basal afetando a taxa de utilização de energia, o consumo de oxigênio e a queima de calorias. Consequentemente, influenciando assim o peso corporal. A relação entre o TSH e o ganho de peso também é complexa.

Em um estudo clínico randomizado e controlado de consumo do suplemento EFEOM avaliou-se os efeitos ao início e após 90 e 180 dias dos níveis de TSH em pessoas adultas de ambos os sexos com IMC classificado como sobrepeso/obesidade. Os resultados mostraram que os níveis séricos de TSH (Figura) diminuíram no Supplement quando comparado ao tempo basal em todos os pontos avaliados.

Esses resultados se mostram positivos, já que níveis elevados de TSH podem estar associados ao hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode causar alterações em mecanismos de homeostase energética, levando a um metabolismo mais lento, o que pode contribuir não só para o ganho de peso, mas também justificar relato de dificuldade de perder peso efetiva devido à produção insuficiente de hormônios tireoidianos.

No entanto, é importante notar que a relação entre o TSH e a obesidade não é linear e que a obesidade é uma condição multifatorial, influenciada por diversos fatores, como genética, estilo de vida, dieta e outros hormônios. A avaliação adequada da função tireoidiana, incluindo a dosagem de TSH, T3 e T4, é necessária para determinar qualquer relação específica com a obesidade em cada indivíduo.

Quer saber mais sobre esse tema? Acesse: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fendo.2022.1089938/full

Legenda: Efeitos sobre as concentrações séricas hormonais de TSH, ao longo do consumo da suplementação nutracêutica EFEOM pura (Supplement) ou associada ao fitoterápico silimarina (Supplement+Silybum marianum) em um estudo clínico randomizado e controlado com pessoas de ambos os sexos com IMC classificado como sobrepeso/obesidade (IMC > 25kg/m2).

Referência: NEHMI-FILHO, V. et al. Novel nutraceutical supplements with yeast β-glucan, prebiotics, minerals, and Silybum marianum (silymarin) ameliorate obesity-related metabolic and clinical parameters: A double-blind randomized trial. Frontiers in Endocrinology, v. 13, n. January, p. 1–11, 2023.