A obesidade está diretamente ligada ao surgimento de diversas comorbidades e doenças metabólicas, entre elas destacam-se a resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes do tipo 2. Essas comorbidades representam quadros de doenças crônicas que impactam na redução da qualidade de vida e longevidade dos indivíduos com obesidade.
Neste sentido, testes pré-clínicos desta nova formulação nutracêutica demonstraram que a suplementação foi eficiente em reverter o quadro de resistência à insulina induzida pela obesidade e restabelecer os níveis basais de insulina sérica após quatro semanas de uso do suplemento.
Ao final da suplementação o grupo de indivíduos com obesidade apresentou valores basais de insulina de jejum (Figura C) e resposta insulinêmica ao consumo de glicose (Figuras A e B) semelhantes às observadas nos indivíduos magros destacando a ação antidiabética do suplemento.
Esses resultados se mostram ainda mais promissores, uma vez que não houve intervenção dietética para controle glicêmico e insulinêmico nos indivíduos obesos, demonstrando que a melhora do quadro de resistência à insulina está diretamente relacionada ao consumo do suplemento.
Essas propriedades observadas com 4 semanas de uso da composição nutracêutica podem ser atribuídas aos componentes da fórmula que possuem a capacidade de inibir a proteína tirosina fosfatase 1B, que é responsável por regular a via de sinalização celular da insulina.
Quer saber mais sobre esse tema? Acesse: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095496421000595?via%3Dihub
Legenda: Efeitos da suplementação sobre a [A] curva de secreção de insulina, [B] área sob a curva de insulina e [C] insulina em jejum no grupo magro suplementado (Control supplemented) e nos grupos com obesidade (Obese vehicle e Obese supplemented) que receberam placebo ou a suplementação nutracêutica. *p < 0,05, **p < 0,01, ***p < 0,001.
Referência: NEHMI, V. A. et al. A novel supplement with yeast β-glucan, prebiotic, minerals and Silybum marianum synergistically modulates metabolic and inflammatory pathways and improves steatosis in obese mice. Journal of Integrative Medicine, v. 19, n. 5, p. 439–450, 2021.