efeom

18/10/2022

Descubra quais são os alimentos saudáveis para o intestino, que vão melhorar o humor e o sono trazendo maior qualidade de vida.

Manter o intestino saudável com idas regulares ao banheiro é sinônimo de qualidade de vida, visto que a falta de evacuação causa inúmeros problemas como mau humor, sensação de inchaço, dores e estufamento. 

Mas não pense que essas dificuldades são só suas, isso atinge cerca de 20% da população mundial, segundo a Biblioteca Nacional de Saúde

A constipação

O intestino preso ou constipação intestinal, consiste em dificuldades para evacuar, evacuação incompleta ou com fezes petrificadas, que na maioria dos casos é causada pela má alimentação.

As causas mais comuns da constipação são dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal. 

Existem alimentos saudáveis para o intestino

Os alimentos saudáveis para o intestino, são a saída para a melhoria da saúde intestinal. Uma das principais recomendações é a ingestão adequada de fibras. Esse tema é tão importante que a OMS, tem uma recomendação de ingestão diária de fibras para um adulto saudável de cerca de 25g ao dia.

As fibras podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, além de leguminosas, como feijões, lentilha e grão de bico, por exemplo. Cereais integrais, como arroz, trigo, centeio e aveia também são excelentes fontes de fibras. 

Conheça 10 alimentos saudáveis para o intestino

Feijão

Cada duas conchas de feijão contém cerca de 10 gramas de fibra, que é importante para o bom funcionamento do intestino por aumentar o bolo fecal (fibras insolúveis) e contribuir para a captação de água (fibras solúveis), acelerando o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.  

Grão de bico 

A leguminosa é mais calórica que o feijão, possuindo também gorduras monoinsaturadas que são benéficas para o coração. Sendo ele um dos alimentos saudáveis para o intestino possuindo incríveis 5,4g de fibras em apenas 2 colheres de sopa.

Brócolis

Um dos melhores alimentos saudáveis para o intestino, visto que além de possuir muitas fibras, o brócolis também é rico em vitamina C e antioxidantes. 

Batata doce

A batata doce contém 3,8 gramas de fibra. A maior parte está presente na sua casca, por isso dê preferência ao seu consumo cozido e com casca. 

Pão integral

Os pães são os queridinhos dos brasileiros, e eles também podem ser alimentos saudáveis para o intestino. Porém para trazer maiores benefícios é necessário consumir na sua forma integral. (sem passar pelo processo de refinamento). Ao consumir, dê preferência aqueles com castanhas, assim a ingestão de fibras será ainda maior.

Pipoca

Quando preparada sem manteiga ou com pouca gordura, garante um lanche saudável e cheio de fibras, visto que três xícaras de pipoca contém cerca de 3,5 gramas de fibras.

Mix de nuts

Consumir nozes, amêndoas e castanhas é uma ótima opção de lanche saudável, principalmente para aqueles que querem perder peso. Esses tipos de nozes são ricas em fibras e possuem a chamada gordura boa, que também colabora para o bom funcionamento do intestino. 

Ameixa-preta

As ameixas são um dos alimentos saudáveis para o intestino e a receita perfeita para resolver a constipação. Afinal, na ameixa preta existe um laxante natural, chamado de sorbitol, que ajuda quase que imediatamente na evacuação. O ideal é fazer o consumo diário de 2 unidades para ingerir cerca de 0,20g de fibras.

Amora 

A amora, além de deliciosa, contém cerca de 4 gramas de fibras em apenas meia xícara. Ingira a amora, como outras frutas vermelhas como a framboesa, também em sucos e iogurtes.

Pera

A pera tem cerca de 5 a 6 gramas de fibra e pouquíssimas calorias. Mas, para conseguir os benefícios, é preciso consumi-la com a casca. 

Bônus: conheça outros alimentos ricos em fibras e suas porções

  • Aveia em flocos (ou farelo de aveia)
    4 colheres de sopa te fornecerão 4g de fibras
  • Mamão papaia
    2 fatias contém 3,6g de fibras
  • Arroz integral
    4 colheres de sopa contém 2,8g de fibras
  • Quinoa
    1 xícara de quinoa cozida contém 5,2g de fibras
  • Maçã
    1 unidade média contém 1,80g de fibras
  • Abacate
  • 4 colheres de sopa contém 11,20g de fibras

Agora que você conheceu mais de 10 alimentos saudáveis para o intestino faça a ingestão diária deles para evitar a constipação e manter a qualidade de vida. Gostou desse artigo?  Quer ter acesso a mais conteúdos relacionados à saúde intestinal? Continue acompanhando nosso blog!

Notícias relacionadas