efeom

26/11/2021

Como previnir doenças cardiovasculares? As doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, aterosclerose, são a principal causa de morte em todo o mundo. Fatores como estilo de vida inativo, escolhas alimentares poucos saudáveis, obesidade, diabetes e dislipidemias aumentam os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


O estresse oxidativo e a inflamação podem contribuir diretamente para o surgimento de várias doenças cardiovasculares. Altos níveis de espécies reativas de oxigênio (EROs) podem danificar mecanismos de controle da pressão sanguínea e também influenciar o processo de apoptose celular. Assim, o excesso de EROs pode desencadear a disfunção dos miócitos, prejudicando funções cardíacas e vasculares, podendo progredir para insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.


Mas como previnir doenças cardiovasculares?As doenças cardiovasculares são comumente tratadas com medicamentos apropriados, porém o uso prolongado de terapias medicamentosas pode causar efeitos colaterais indesejáveis. Entre os produtos naturais usados em terapias complementares e alternativos, estão os β-glucanos. β-glucanos são biopolímeros encontrados em alimentos (cereais, cogumelos) e facilmente produzidos por fermentação microbiana. Independentemente da fonte, β-glucanos têm sido amplamente estudados devido aos seus benefícios à saúde, e têm demonstrado efeitos protetores contra doenças cardiovasculares. Como as doenças cardiovasculares estão relacionadas ao excesso de radicais livres, novas estratégias terapêuticas para melhorar o prognóstico de pessoas com essas doenças são baseadas na regulação do estresse oxidativo nos músculos cardíacos e vasculares. Desta forma, os β-glucanos podem ser utilizados para prevenir a formação de EROs devido a suas propriedades antioxidantes e antinitrativas além de seu efeito hipoglicemiante e hipocolesterolemiante.


Já está comprovado o papel benéfico dos β-glucanos em várias condições que levam às doenças cardiovasculares, incluindo obesidade, dislipidemia, hiperglicemia, estresse oxidativo, hipertensão, aterosclerose e acidente vascular cerebral. Mais recentemente, os β-glucanos também foram reconhecidos por suas propriedades prebióticas que modulam a microbiota intestinal e têm impacto benéfico à saúde, incluindo o sistema cardiovasculares. Em geral, os benefícios dietéticos do consumo de suplementos que contenham β-glucanos representa uma abordagem promissora para reduzir os fatores de risco de doenças cardiovasculares e melhorar o seu prognóstico.


Fonte:
Wouk J, Dekker RFH, Queiroz EAIF, Barbosa-Dekker AM. β-Glucans as a panacea for a healthy heart? Their roles in preventing and treating cardiovascular diseases. Int J Biol Macromol. 2021 Apr 30;177:176-203. doi: 0.1016/j.ijbiomac.2021.02.087. Epub 2021 Feb 18. PMID: 33609583.

Notícias relacionadas