Job Content

19/01/2024

Você sabia que os suplementos alimentares podem ajudar na saúde dos músculos e do intestino em diferentes faixas etárias? Para isso, a EFEOM em conjunto com o Dr. Ricardo Nucci desenvolveu mais um artigo científico.

Os resultados endocrinológicos foram publicados no Journal of Integrative Medicine e atestam a qualidade dos resultados das cápsulas LL1 para ajudar na saúde muscular e intestinal.

A importância do tema tem relação direta com a melhor qualidade de vida e pode cuidar da sua saúde sem efeito colateral. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com os principais resultados desse novo estudo.

O que é sarcopenia?

Em resumo, o fio principal que levou ao desenvolvimento deste estudo foi a sarcopenia, um termo que se refere à perda de massa muscular, força e função associada ao envelhecimento. 

Vale ressaltar que é um fenômeno normal, mas pode levar a problemas de saúde significativos, incluindo redução da força muscular, diminuição da mobilidade, risco aumentado de quedas e comprometimento da qualidade de vida.

Com o envelhecimento, muitas pessoas experimentam uma redução na quantidade de massa muscular. Isso pode ser causado por vários fatores, incluindo mudanças nos níveis hormonais, diminuição da atividade física, diminuição da ingestão de proteínas e alterações no processo de regulação genética.

A sarcopenia também está associada à diminuição da força muscular. Desse modo, pode afetar a capacidade de realizar atividades diárias, como levantar objetos pesados, subir escadas e manter o equilíbrio.

Além da perda de massa e força, a sarcopenia também pode levar a uma redução na função muscular. Portanto, significa que os músculos podem não responder tão eficientemente aos estímulos nervosos, afetando a coordenação e o desempenho muscular.

Quais são os resultados do artigo?

Primeiramente, os resultados endocrinológicos publicados no Journal of Integrative Medicine mostraram que os camundongos que consumiram a composição LL1 + silimarina apresentaram menores picos glicêmicos, devido a maior biogênese mitocondrial.

Vale ressaltar que esse último fator foi possível pela significativa redução da proteína NFkappa-B, pois houve redução do estado inflamatório. Com isso, a revisão feita pelo Dr. Nucci, do Departamento de Geriatria da FMUSP, com base nesses resultados chegou às seguintes conclusões:

  • Prevenção/Redução da Sarcopenia;
  • Modulação da Microbiota Intestinal;
  • Exercício + Prebióticos.

Prevenção/Redução da Sarcopenia

Com a redução da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina, houve menos alterações hormonais e problemas nas células musculares nos animais que consumiram a formulação LL1 mais silimarina. 

Portanto, esse é um forte indicativo de que a formulação da EFEOM pode auxiliar na prevenção e na redução da Sarcopenia.

Modulação da Microbiota Intestinal

Vale ressaltar que a formulação LL1 + silimarina é composta por prebióticos, betaglucanos e o flavonoide silimarina, os quais são moduladores da microbiota intestinal. 

Motivo pelo qual a redução do estado inflamatório e os benefícios endócrino-histológicos observados podem ter sido provocados pela modulação da microbiota intestinal dos animais. 

Exercício + Prebióticos

Compreender a relação entre o intestino e os músculos é crucial para o desenvolvimento de novos tratamentos para a sarcopenia em pessoas de diferentes idades. 

Desta maneira, é importante ressaltar os efeitos benéficos da associação de exercícios físicos com suplementos alimentares , como o LL1 + silimarina, para evitar casos graves de sarcopenia em idosos.

Para conhecer com mais detalhes os resultados obtidos, confira o artigo completo!

Conclusão

A partir do conteúdo é possível entender um pouco mais sobre os resultados do artigo da EFEOM. Por isso, confira mais sobre os benefícios das cápsulas através do nosso site. Entre eles podemos destacar: 

  • Melhora do funcionamento do intestino;
  • Melhora da imunidade;
  • Melhora no metabolismo;
  • Maior absorção de minerais.

Por fim, para acompanhar novos conteúdos sobre as cápsulas e como melhorar sua qualidade de vida, acesse o Blog da Efeom

Notícias relacionadas