Job Content

15/09/2023

Cada vez mais o cuidado com o corpo está mais presente na vida das pessoas. Por isso, entender sobre como acelerar o metabolismo e a importância das mitocôndrias nesse processo é essencial para melhorar a qualidade de vida. 

Afinal, as mitocôndrias são fontes de energia celular, sendo fundamentais para processos de emagrecimento e práticas de exercícios físicos. Confira agora tudo o que você precisa saber sobre as mitocôndrias e como acelerar o metabolismo. Boa leitura!

Qual É A Função Das Mitocôndrias?

Antes de entender a função das mitocôndrias é importante compreender o que elas são. Em resumo, são pequenas organelas celulares encontradas na maioria das células eucarióticas (células com núcleo definido) que são responsáveis pela produção de energia através do processo de respiração celular. 

Por isso, são consideradas as “usinas energéticas” das células da maioria dos seres vivos, pois produzem a maior parte da energia necessária para as funções celulares. Além disso, a função primordial das mitocôndrias é produzir ATP (adenosina trifosfato), que é a principal fonte de energia celular. 

Para realizar esse trabalho, elas utilizam uma série de reações químicas que envolvem a oxidação de nutrientes e substratos energéticos, como açúcares e gorduras provenientes da alimentação para produção de energia em forma de ATP. Consequentemente, conseguem fazer a transferência de elétrons por meio de uma série de complexos enzimáticos para realizar a produção de calor, também chamada de termogênese.

Qual A Importância Das Mitocôndrias?

Essas pequenas organelas são essenciais nos processos de emagrecimento e prática de atividades físicas. Isso porque as mitocôndrias desempenham um papel crucial no metabolismo energético do corpo. 

Durante o exercício físico, o corpo precisa de mais energia do que em repouso, e as mitocôndrias são responsáveis por produzir a maior parte dessa energia. Logo, ao se exercitar, os músculos consomem mais oxigênio e glicose do que em repouso, e as mitocôndrias são ativadas para oxidar esses substratos e produzir ATP. 

Desse modo, quanto mais mitocôndrias um músculo tiver, mais eficiente será em produzir energia e, portanto, mais apto a suportar atividades físicas intensas e de longa duração. Ademais, as mitocôndrias desempenham um papel importante no emagrecimento, pois são responsáveis por oxidar os ácidos graxos, queimando gorduras armazenadas nas células, convertendo em energia. 

Sendo assim, quanto mais mitocôndrias um tecido adiposo (gordura) possuir, mais eficiente será em oxidar os ácidos graxos e, portanto, mais propenso a reduzir o acúmulo de gordura.

Por isso, estimular a biogênese mitocondrial com o crescimento da multiplicação do número de mitocôndrias pode ser uma boa estratégia para o processo de emagrecimento e manutenção do peso adequado acelerando o metabolismo através de maior queima calórica e maior gasto energético. 

Como Aumentar As Mitocôndrias?

Certamente, a prática de atividade física regular representa uma boa estratégia para aumentar o número e a eficiência das mitocôndrias nos músculos e tecido adiposo. Em paralelo a isso, pode levar a uma melhora no metabolismo energético e no emagrecimento. 

No entanto, muitas vezes inserir a prática regular de atividade física de forma consistente pode representar um desafio no cotidiano e por isso ser deixada de lado por grande parte da população.

Assim, outras ferramentas e intervenções não farmacológicas além do exercício físico passaram a ser estudadas como estratégias para promover o aumento de gasto energético mitocondrial. A partir disso, algumas pesquisas sugeriram que certos nutrientes e compostos encontrados em alimentos podem promover a biogênese mitocondrial. 

Cápsulas EFEOM

Neste sentido, a formulação EFEOM contendo prebióticos, beta-glucanos, minerais e silimarina se comprovou eficaz em estimular o aumento do número de mitocôndrias através promovendo a biogênese mitocondrial. 

Desta forma, seu consumo no processo de emagrecimento pode ser uma ferramenta para acelerar o metabolismo e aumentar o gasto energético independentemente da prática de atividade física ou de outras mudanças no estilo de vida. Assim, auxiliar a promover uma melhora na qualidade de vida ao longo do processo de envelhecimento natural do corpo humano.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o que são e como funcionam as mitocôndrias é possível entender sua relação com o bom metabolismo. Portanto, aumente o índice através de atividades físicas e uso das cápsulas EFEOM,

Para conhecer mais sobre os nossos produtos, confira o nosso site. Entre outros benefícios além de acelerar o metabolismo, podemos destacar a melhora do funcionamento do intestino, sono e da imunidade

Por fim, para acompanhar outros vários conteúdos produzidos por nós sobre saúde e qualidade de vida, confira nosso blog. 

Fonte: NEHMI, V. A. et al. A novel supplement with yeast β-glucan, prebiotic, minerals and Silybum marianum synergistically modulates metabolic and inflammatory pathways and improves steatosis in obese mice. Journal of Integrative Medicine, v. 19, n. 5, p. 439–450, 2021.

Notícias relacionadas