Job Content

15/09/2023

O estresse crônico é uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras, que podem ser físicas, emocionais ou mentais. Ou seja, uma reação do organismo diante de demandas excessivas ou ameaças percebidas. 

Desse modo, ele pode ser desencadeado por diferentes fatores, como pressões no trabalho, problemas pessoais, mudanças significativas na vida, entre outros. Ficar atento a esses sinais é fundamental para a melhora da qualidade de vida.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o estresse crônico. Entenda o que pode causar o estresse crônico e sua relação com o estado inflamatório e surgimento de doenças crônicas.

O Que Pode Causar Estresse Crônico?

Quando uma pessoa vivencia uma situação estressante, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Esses hormônios têm o objetivo de preparar o corpo para enfrentar a situação, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a atividade cerebral. 

No entanto, quando o estresse se torna crônico e persiste por longos períodos de tempo, pode ter efeitos prejudiciais na saúde. Por isso, pode provocar alterações negativas em várias funções corporais promovendo a quebra da homeostase e está diretamente associado a uma série de problemas de saúde.

Uma das principais relações entre o estresse e a saúde é o impacto sobre a inflamação sistêmica. De modo geral, a inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico a lesões, infecções ou irritações. 

Portanto, quando a inflamação se torna crônica e desregulada, pode causar danos aos tecidos e órgãos saudáveis, contribuindo para o surgimento de doenças. 

Estresse crônico relacionado a inflamação sistêmica

O estresse crônico tem sido associado ao aumento da inflamação sistêmica. Isso ocorre porque o estresse ativa o sistema de resposta que inclui a liberação contínua de hormônios do estresse, como o cortisol. Esses hormônios podem afetar negativamente o sistema imunológico, levando a um estado de inflamação crônica de baixo grau.

Assim, a inflamação sistêmica crônica tem sido associada a uma série de condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças autoimunes, distúrbios do humor, distúrbios do sono e problemas gastrointestinais, entre outros. 

Além disso, a inflamação sistêmica crônica também pode desempenhar um papel na aceleração do processo de envelhecimento e no desenvolvimento de doenças relacionadas à idade. 

Como Aliviar O Estresse Crônico?

Entender o que pode causar e as consequências do estresse crônico é fundamental para compreender a importância de gerenciá-lo é crucial para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Afinal, ele pode ter um impacto negativo significativo no funcionamento do corpo e na saúde mental.

Portanto, aliviar o estresse envolve a adoção de estratégias eficazes de enfrentamento, como hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios físicos, práticas de relaxamento como meditação e respiração profunda. Assim como, sono adequado, estabelecimento de limites saudáveis, buscar apoio social, buscar atividades prazerosas e reduzir as fontes de estresse sempre que possível. 

Ao lidar com o estresse de forma eficaz, é possível reduzir o risco de inflamação sistêmica crônica e suas consequências negativas para a saúde. O que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida. 

Cápsulas EFEOM

As cápsulas EFEOM também representam uma ferramenta eficaz em reduzir o status inflamatório, sendo capazes de contribuir como estratégia de enfrentamento para o estresse crônico. 

Os efeitos anti-inflamatórios e de redução de ativação de mecanismos relacionados com estresse da composição EFEOM destacam a capacidade de suplementos não farmacológicos na prevenção de combate de gatilhos. Ou seja, reduzir o surgimento de doenças crônicas associadas ao intenso estresse presente no dia-a-dia. 

Além disso, o gerenciamento do estresse também pode promover o bem-estar emocional e mental. Vale ressaltar que o estresse crônico também pode estar associado a problemas como ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Ao aprender a lidar com o estresse, é possível reduzir esses efeitos negativos e melhorar o equilíbrio emocional.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas é possível entender o que pode causar e como aliviar o estresse crônico, certo? Afinal, o estresse é uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras. 

Entretanto, quando se torna crônico, pode ter efeitos prejudiciais na saúde, provocando diferentes tipos de doenças. Assim, gerenciar o estresse adequadamente é fundamental para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, reduzindo o risco de inflamação sistêmica crônica e promovendo o equilíbrio emocional e mental.

Para auxiliar nesse processo as cápsulas EFEOM LL1 podem ser uma ótima aliada. Por isso, entre em nosso site e confira mais sobre os nossos produtos

Por fim, para acompanhar outros vários conteúdos produzidos por nós sobre saúde e qualidade de vida, confira nosso blog. 

Fonte: SANTAMARINA, A. B. et al. The Symbiotic Effect of a New Nutraceutical with Yeast β-Glucan, Prebiotics, Minerals, and Silybum marianum (Silymarin) for Recovering Metabolic Homeostasis via Pgc-1α, Il-6, and Il-10 Gene Expression in a Type-2 Diabetes Obesity Model. Antioxidants, v. 11, n. 3, p. 1–26, 2022. 

Veja mais