Job Content

15/09/2023

As estações do ano podem ter um impacto significativo em nossa saúde e sistema imunológico. É comum percebermos que, nas estações mais secas e frias, como o inverno, somos mais suscetíveis a doenças, logo, é importante fortalecer a imunidade. 

Por isso, vamos explorar os motivos por trás dessas observações e como o consumo de suplementos nutracêuticos ricos em fibras alimentares e minerais como as cápsulas LL1 podem fortalecer nosso sistema imunológico nessa época do ano.

Portanto, confira agora tudo o que você precisa saber sobre como fortalecer a imunidade e evitar doenças respiratórias no inverno. Boa leitura!

Relação do inverno com a imunidade

As mudanças nas estações do ano afetam diversos aspectos do nosso ambiente, como a temperatura, umidade do ar e exposição a patógenos. Sendo assim, durante o inverno ou em regiões mais secas, é comum que a umidade do ar diminua. 

Desse modo, pode causar o ressecamento das vias aéreas e do revestimento do trato respiratório, tornando-nos mais propensos a infecções respiratórias. Além disso, no inverno, também tendemos a passar mais tempo em ambientes fechados e próximos a outras pessoas, o que facilita a propagação de patógenos, responsáveis por infecções respiratórias como vírus da COVI-19, da gripe e resfriados, aumentando o risco de infecções. 

Outro fator importante a se considerar é que durante épocas mais frias, a exposição à luz solar diminui, o que pode afetar negativamente nossos níveis de vitamina D. A deficiência de vitamina D tem sido associada a um maior risco de infecções respiratórias e enfraquecimento do sistema imunológico.

Hábitos Para Fortalecer A Imunidade No Inverno

  • Boa hidratação
  • Dormir bem
  • Evitar estresse
  • Atividade física regularmente

Agora que você já sabe a relação do inverno com a imunidade, que tal conhecer algumas maneiras de fortalecimento? De modo geral, hábitos de vida saudável desempenham um papel crucial na manutenção de um sistema imunológico forte e na prevenção de doenças. 

Com isso , para fortalecer o sistema imunológico durante o inverno é importante manter-se hidratado, dormir bem, evitar o estresse excessivo e praticar atividade física.

Vale ressaltar que mesmo com a redução da sede durante o tempo frio, é importante beber água suficiente para manter a hidratação adequada. Afinal, a água ajuda a manter a função celular e a circulação adequada, essenciais para o sistema imunológico. 

Ademais, o sono adequado também é essencial para a saúde e a imunidade. Portanto, procure estabelecer uma rotina de sono regular, evite estimulantes antes de dormir e crie um ambiente propício para um sono tranquilo. 

A prática de atividade física regular ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz o estresse e melhora o humor. Desse modo, apesar das temperaturas mais baixas busque formas de se manter ativo, como caminhadas, exercícios em casa ou atividades indoor. 

O estresse crônico pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças. Assim, é importante encontrar maneiras de lidar com o estresse, como praticar técnicas de relaxamento, meditação, ioga ou hobbies que proporcionem prazer e relaxamento.

Qual A Melhor Vitamina Para Fortalecer A Imunidade?

Muitas vezes a rotina intensa de trabalho tende a atrapalhar a constância dos hábitos de vida mais saudáveis citados anteriormente. Por isso, principalmente durante o inverno, alguns nutrientes encontrados nas cápsulas LL1 podem ser especialmente benéficos para o fortalecimento imunológico.

As fibras alimentares das cápsulas LL1 como FOS, GOS e beta-glucanos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde intestinal e na diversidade da microbiota, que está intimamente ligada ao sistema imunológico. Portanto, consumir fibras alimentares pode fortalecer a resposta imunológica e reduzir a suscetibilidade a infecções. Já os minerais presentes na composição das cápsulas LL1 como zinco, magnésio e selênio também podem fortalecer o sistema imunológico. 

O zinco é um mineral essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Isso porque ele auxilia na produção e atividade de células imunológicas, além de ter propriedades antivirais e antibacterianas. 

Por outro lado, o magnésio desempenha um papel importante na regulação do sistema imunológico e na resposta inflamatória. Além disso, ele ajuda a reduzir o estresse e promove um sono saudável, o que também é importante para a saúde e a imunidade. 

O selênio também é um mineral com propriedades antioxidantes que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, que possui também ação anti-inflamatória, podendo ajudar na proteção contra infecções respiratórias comuns no inverno.

Conclusão

As estações do ano podem influenciar nossa saúde e imunidade devido a fatores como umidade do ar, exposição a patógenos e diminuição da exposição solar. Durante o inverno, é fundamental adotar o consumo de suplementos fontes de fibras alimentares, zinco, magnésio e selênio para fortalecer a imunidade com as cápsulas LL1. Por isso, entre em nosso site e confira mais sobre os nossos produtos

Para auxiliar na imunidade é fundamental manter-se hidratado, dormir bem, praticar exercícios físicos e gerenciar o estresse também são importantes para promover uma boa saúde e imunidade durante essa época do ano. 

Entretanto, é importante ressaltar que essas medidas são complementares e não substituem a orientação médica. Se você tiver preocupações com a saúde ou estiver enfrentando problemas imunológicos recorrentes, consulte um profissional de saúde para uma avaliação adequada e orientações personalizadas.

Para acompanhar outros vários conteúdos produzidos por nós sobre saúde e qualidade de vida, confira nosso blog. 

Fonte: Nelson RJ, Demas GE, Klein SL, Kriegsfeld LJ. The influence of season, photoperiod, and pineal melatonin on immune function. J Pineal Res. 1995 Nov;19(4):149-65. doi: 10.1111/j.1600-079x.1995.tb00184.x. PMID: 8789246; PMCID: PMC7166827.

Notícias relacionadas