efeom

11/11/2021

A sinergia de nutrientes podem trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde, que não seriam possíveis com os componentes isolados. Saiba mais. 

A ciência muitas vezes busca entender os efeitos benéficos promovidos por alimentos e plantas medicinais. Tentando atribuir todos os seus efeitos positivos para apenas um componente isolado.

Na tentativa de potencializar esses benefícios conhecidos há séculos pela medicina alternativa, diversos estudos tentam isolar esses ditos compostos bioativos.

No entanto, muitas vezes esses estudos acabam por concluir que isolar moléculas biologicamente ativas de nutracêuticos ou fitoterápicos, ao contrário do esperado, não leva à um efeito mais pronunciado ou podendo até deixar de ter efeitos benéficos para a saúde.

Isso ocorre porque esta linha de raciocínio geralmente não considera a existência da sinergia entre os componentes desta matriz, sejam alimentos ou plantas de uso medicinal.

Como funciona a sinergia dos nutrientes?


É uma tendência na ciência moderna cada dia mais buscar, compreender e usar os nutrientes em sinergia pela sua saúde, e a seu favor o efeito sinérgico de compostos sabidamente benéficos para a saúde.

A palavra sinergia, pode ser definida de várias maneiras dependendo do contexto onde é usada. Porém, podemos definir aqui em linhas gerais que sinergia é ação conjunta e dinâmica de vários elementos ou de várias partes que pretende obter um resultado melhor ou maior do que a soma das partes. Ou seja, a sinergia comprova uma relação de interdependência que gera resultados expressivamente melhores.

Assim, as práticas integrativas representam o futuro da medicina moderna. E tem como grande vantagem se beneficiar da interação sinérgica de nutrientes para potencializar a promoção à saúde.

Estudos pioneiros têm mostrado que o uso sinérgico de novas formulações de suplemento oral, contendo prebióticos, betaglucanos de levedura, minerais e silimarina (Silybum marianum), podem promover uma melhora metabólica e inflamatória além de promover a modulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Efeitos esses que não foram tão pronunciados em testes com cada um dos componentes isoladamente, comprovando o efeito sinérgico pronunciado. Desta forma, o uso de formulações de composição de alta qualidade para promoção de saúde e melhora na qualidade de vida se mostra uma tendência para o uso de suplementos com potencial de amplificar ao máximo efeitos benéficos à saúde.

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e longevidade. 


Fonte:


Nehmi VA, Murata GM, Moraes RCM, Lima GCA, De Miranda DA, Radloff K, Costa RGF, Jesus JCR, De Freitas JA, Viana NI, Pimenta R, Leite KRM, Otoch JP, Pessoa AFM. A novel supplement with yeast β-glucan, prebiotic, minerals and Silybum marianum synergistically modulates metabolic and inflammatory pathways and improves steatosis in obese mice. J Integr Med. 2021 Sep;19(5):439-450. doi: 10.1016/j.joim.2021.05.002. Epub 2021 May 28. PMID: 34108131.

banner para download do e-book da Efeom

Notícias relacionadas