efeom

12/11/2021

Como atua a Silimarina no tratamento contra o câncer de mama? Atualmente o câncer de mama atinge 2,3 milhões de mulheres a cada ano, sendo o tipo de câncer mais diagnosticado entre a população feminina. Seu diagnóstico precoce e a promoção de campanhas de prevenção, bem como terapias efetivas de tratamento são essenciais para
que haja um desfecho positivo com remissão da doença.


O processo de tratamento do câncer de mama pode muitas vezes ser penoso para essas mulheres que já estão fragilizadas. Os medicamentos utilizados até hoje incluem tratamentos longos e com efeitos colaterais muitas vezes debilitantes. Por isso, a busca por terapias complementares, como a Silimarina no tratamento contra o câncer de mama, que promovam bem-estar e contribuam para os bons resultados do tratamento médico são de extrema importância. Assim, uma relação muito positiva foi descoberta entre o tratamento do câncer de mama e a silimarina.


A silimarina é conhecida desde a antiguidade e utilizada na medicina alternativa até os dias atuais por seus efeitos terapêuticos anti-inflamatórios e antioxidantes. Estudos científicos mostraram um efeito promissor do uso da silimarina durante o tratamento com drogas quimioterápicas tais como carboplatina, cisplatina e doxorrubicina. A combinação da silimarina com o tratamento convencional quimioterápico exerce um efeito sinérgico contra as células tumorais causadoras do câncer de mama.


Esse efeito pode ser atribuído às propriedades terapêuticas da silimarina que pode inibir a proliferação de células tumorais, induzir apoptose e restringir o desenvolvimento de metástases atuando em diversos mecanismos celulares. A silimarina pode influenciar os receptores de estrogênio modulando as vias de angiogênese, crescimento, proliferação e apoptose celular, contribuindo para a redução do crescimento tumoral. Além disso, seus
efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes protegem e promovem a recuperação das células saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais debilitantes tipicamente relacionados aos medicamentos fitoterápicos.


Claro que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado sempre devem ser a prioridade e são a melhor forma de se chegar à cura do câncer de mama. Porém a silimarina pode ser uma excelente ferramenta complementar para potencializar os efeitos dos protocolos de tratamento convencional, além de promover a melhora da qualidade de vida ao longo do tratamento reduzindo os seus efeitos colaterais.


Binienda A, Ziolkowska S, Pluciennik E. The Anticancer Properties of Silibinin: Its Molecular Mechanism and Therapeutic Effect in Breast Cancer. Anticancer Agents Med Chem. 2020;20(15):1787-1796. doi: 0.2174/1871520620666191220142741. PMID: 31858905.

Notícias relacionadas