O que é a Sinergia dos nutrientes nas doenças metabólicas? Sinergia é um termo de origem grega que significa cooperação, ou seja, quando o trabalho conjunto acaba sendo maior que a soma dos trabalhos individuais. Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas da vida e da sociedade. Para área da saúde a sinergia enaltece a importância da complexidade dos organismos vivos, dos alimentos e plantas medicinais necessários para esses organismos. Isso porque em raras vezes a resposta para um resultado mais eficaz está em isolar um organismo, um nutriente ou composto bioativo.
Nós seres humanos somos organismos complexos que exigem soluções também complexas para a manutenção da homeostase. Por isso, atualmente em discussões clínicas e acadêmicas sobre suplementação está em destaque o consumo de suplementos combinados que possuam composição complexa. Essa composição complexa é planejada para que possa agir de forma sinérgica em busca do melhor resultado possível para a saúde.
Nesse sentido a suplementação combinada de compostos prebióticos, imunomoduladores anti-inflamatórios e antioxidantes de origem naturais e não farmacológica tem crescido. Resultados de estudos que conduziram esse tipo de suplementação complexa em modelos de obesidade vêm encontrando resultados promissores no combate e controle de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes tipo 2, obesidade e esteatose hepática.
Mas qual é a relação da sinergia dos nutrientes nas doenças metabólicas? De forma simplificada, a suplementação de compostos que agem em sinergia, mostrou efeitos positivos como perda de peso e melhora de quadros de resistência à insulina. Além disso esse tipo de suplementação também reduz processos inflamatórios, melhora o metabolismo de lipídios e reduz o estresse oxidativo. Isso ocorre por que os diferentes compostos do suplemento podem atuar simultaneamente em todas essas vias para a melhora da saúde. Isso permite resultados mais pronunciados e em menor tempo comparado com o consumo de cada composto da suplementação em isolado. Isso demonstra a importância da sinergia para alcançar resultados satisfatórios.
Assim, o uso de suplementos complexos ou da combinação de suplementações que tenham efeito sinérgico tem se destacado como um futuro promissor na área de suplementação de nutrientes. Essa promessa tem ganhado cada dia mais evidências científicas, podendo ser considerada um instrumento para a promoção de saúde e melhora de qualidade de vida.
Fonte:
Santamarina A; Moraes R.; Nehmi Filho V, Murata G, de Freitas J, de Miranda D, Cerqueira A, Costa S, Ferreira A, Britto L et al. The Symbiotic Effect of a New Nutraceutical with Yeast β-Glucan,Prebiotics, Minerals, and Silybum marianum (Silymarin) for Recovering Metabolic Homeostasis via Pgc-1a, Il-6, and Il-10 Gene Expression in aType-2 Diabetes Obesity Model. Antioxidants 2022, 11, 447. https://doi.org/10.3390/antiox11030447.