Job Content

08/11/2023

Entender sobre a importância da termogênese na obesidade é uma importante maneira de saber como combatê-la. Afinal, é uma função metabólica que auxilia na queima de calorias.

Portanto, uma ótima maneira de perder peso e garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Isso porque, o déficit calórico é fundamental para esse processo, algo diretamente ligado à termogênese.

Para entender mais sobre o tema, preparamos o conteúdo a seguir. Confira o conceito da termogênese, seus diferentes tipos, sua importância e muito mais. Boa leitura.

Como Ocorre O Processo Da Termogênese?

A termogênese é um processo pelo qual o corpo produz calor para manter sua temperatura interna. Logo, é uma função metabólica que envolve a queima de calorias para gerar calor. 

Desse modo, além de nos manter aquecidos, a termogênese desempenha um papel importante no metabolismo e no controle do peso corporal. Em resumo, existem três tipos principais de termogênese: a termogênese de repouso, de atividade física e a induzida pela dieta.

Termogênese de repouso

A termogênese de repouso refere-se à quantidade de energia que o corpo gasta para realizar suas funções básicas enquanto está em repouso. Ou seja, manter a temperatura corporal, o funcionamento dos órgãos vitais e a respiração. 

Portanto, essa é a maior parte do gasto energético diário e contribui para o metabolismo basal.

Termogênese de atividade física

Já o segundo tipo está relacionado com o aumento do gasto energético durante a prática de exercícios. Isso porque, quando nos exercitamos, nossos músculos se contraem e os batimentos cardíacos se aceleram, gerando calor como resultado da atividade metabólica. Por isso, quanto mais intenso for o exercício, maior será a termogênese gerada. 

Termogênese induzida pela dieta

A termogênese induzida pela dieta ocorre após a ingestão de alimentos. Sendo assim, alguns alimentos têm a capacidade de aumentar temporariamente o metabolismo e o gasto calórico, devido às suas propriedades termogênicas. 

Isso é conhecido como efeito térmico dos alimentos (ETA) ou efeito térmico da dieta (ETD).

Qual A Importância Da Termogênese Na Obesidade?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a termogênese, entender sua importância se torna mais simples. De modo geral, ela desempenha um papel importante no combate à obesidade, através da criação do déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consumir, essencial para a perda de peso.

Por isso, aumentar a termogênese pode ser benéfico para quem deseja perder peso, pois ajuda a aumentar o gasto calórico do corpo. Quando a termogênese é aumentada, mais calorias são queimadas, o que pode auxiliar na perda de peso. 

Além disso, a termogênese também está associada a outros benefícios para a qualidade de vida. Ao aumentar o metabolismo, a termogênese pode fornecer energia e promover uma sensação de vitalidade.

Alimentos Para Promover A Termogênese

Certos alimentos podem ajudar a promover a termogênese e, consequentemente, auxiliar na perda de peso. Com isso, alimentos ricos em proteínas promovem maior gasto energético do que alimentos ricos em carboidratos ou gorduras. 

Além disso, alguns alimentos que possuem moléculas ativas como ervas, temperos e especiarias, podem aumentar temporariamente a termogênese. Isso ocorre devido à presença de compostos bioativos como a capsaicina presente nas pimentas ou a silimarina presente no cardo mariano e catequinas presentes no chá-verde. 

Já alimentos ricos em fibras também são ótimos para contribuir para a termogênese, pois exigem mais energia para serem digeridos. 

Vale ressaltar que a termogênese induzida pela dieta é apenas um componente do processo de perda de peso. Sendo assim, uma alimentação saudável e equilibrada, combinada com a prática regular de atividade física, é essencial para alcançar e manter a saúde e bem-estar.

Cápsulas EFEOM LL1 Para Ajudar No Emagrecimento

Para potencializar o processo de emagrecimento as cápsulas EFEOM possuem em sua composição nutrientes que atuam de forma sinérgica exercendo efeito termogênico cientificamente comprovado. Com isso, são capazes de aumentar o gasto calórico através da termogênese ao longo do dia.

Estratégias nutricionais como o consumo das cápsulas EFEOM podem promover a termogênese. No entanto, é fundamental sempre que possível adotar uma abordagem equilibrada, com uma alimentação saudável e prática regular de atividade física, para alcançar uma qualidade de vida e bem-estar satisfatórios.

Conclusão

Após a leitura do conteúdo é possível entender que a termogênese desempenha um papel importante no metabolismo e no controle do peso corporal. Desse modo, aumentar a termogênese na obesidade pode auxiliar na perda de peso, ajudando a aumentar o gasto calórico e contribuindo para a perda de peso. 

No entanto, é muito importante destacar a necessidade de acompanhamento médico durante todo o processo de emagrecimento, garantindo que seja adequado para as necessidades e possibilidades de cada indivíduo.

Para acompanhar novos conteúdos, confira o Blog da Efeom e fique por dentro de tudo sobre como melhorar sua qualidade de vida. 

Fonte: SANTAMARINA, A. B. et al. The Symbiotic Effect of a New Nutraceutical with Yeast β-Glucan, Prebiotics, Minerals, and Silybum marianum (Silymarin) for Recovering Metabolic Homeostasis via Pgc-1α, Il-6, and Il-10 Gene Expression in a Type-2 Diabetes Obesity Model. Antioxidants, v. 11, n. 3, p. 1–26, 2022.

Notícias relacionadas