efeom

17/11/2021

Saiba mais sobre o Zinco, Selênio e Magnésio no sistema imunológico. Uma resposta imunológica ideal depende diretamente do consumo adequado dos micronutrientes como vitaminas e minerais. Historicamente, o bom funcionamento imunológico sempre esteve associado aos micronutrientes desde a descoberta da relação entre a deficiência de vitamina C e o escorbuto na medicina medieval. Hoje, com o avanço do conhecimento, foi estabelecido que o sistema imunológico integrado e complexo precisa de vários micronutrientes específicos. Entre eles destacam-se minerais como zinco, magnésio e selênio que desempenham papéis vitais e muitas vezes sinérgicos em cada estágio da resposta imune.


O consumo diário de quantidades adequadas desses minerais é essencial para garantir o bom funcionamento das barreiras imunológicas. No entanto, com a rotina agitada e estresse diário nem sempre a ingestão adequada de minerais necessária para apoiar a função imunológica é atingida com facilidade. Atualmente, grande parte da população tem ingestão inadequada de minerais na dieta. Além disso, o consumo inadequado está normalmente associado à um estilo de vida em que as necessidades de micronutrientes estão aumentadas, como por exemplo em situações de altos níveis de estresse e exposição à poluição.


Frequentemente, o baixo nível de minerais está associado à inflamação crônica e ao estresse oxidativo, que por sua vez pode impactar o sistema imunológico. O consumo adequado de zinco, magnésio e selênio tem capacidade anti-inflamatória e antioxidante especialmente alta. Esses minerais podem interagir com biomarcadores, como NFκB e Nrf-2, relacionados a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, respectivamente. Esses minerais também exercem papel fundamental para manutenção da homeostase energética.


Além disso mesmo uma deficiência subclínica de zinco, magnésio e selênio no sistema imunológico pode prejudicar o funcionamento do sistema imune, fragilizando as defesas individuais e levando à fadiga e baixa vitalidade. Evidências disponíveis e atuais indicam que a suplementação destes minerais com funções de suporte imunológico pode modular a o sistema imune e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, promovendo a melhora da qualidade de vida geral.


Fonte:
Gombart AF, Pierre A, Maggini S. A Review of Micronutrients and the Immune System-Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):236. doi: 10.3390/nu12010236. PMID: 31963293; PMCID: PMC7019735.

Veja mais