Entenda como a atividade de biogênese mitocondrial está relacionada à manutenção da saúde, bem-estar e longevidade.
As mitocôndrias são assunto importante e recorrente nas aulas de biologia. Isso porque desempenham papel fundamental na manutenção da nossa saúde, por meio da geração de energia para o organismo. Continue a leitura e entenda como.
As mitocôndrias são organelas (órgão das células), responsáveis pela função da respiração celular. Fornecem energia dentro das células, tanto para funções vitais como para construção de novas células. Ou seja: são verdadeiras usinas de energia que trabalham a favor da célula.
As mitocôndrias envelhecem mais rápido do que as próprias células. Portanto, é necessário que sejam substituídas em um ritmo acelerado. Esse processo é a biogênese mitocondrial, o nascimento de novas células, bem como novas funções as mesmas.
Quanto maior a formação de novas células, maior a necessidade de energia e, consequentemente, ocorre maior atividade das mitocôndrias. No entanto, essas dependem da ausência de processo inflamatório no nosso organismo.
As funções das mitocôndrias são:
A produção de energia para as atividades do organismo ocorre através do processo chamado respiração celular. Que é, basicamente, catabolizar moléculas, geralmente derivadas de glicose.
Após o catabolismo, a glicose libera energia que possibilita o funcionamento das reações metabólicas.
A morte celular por apoptose é um tipo de morte programada de células, que permite a eliminação de células infectadas. Esse processo ocorre bilhões de vezes por dia no corpo, de forma dinâmica, em organismos saudáveis e que não estejam sofrendo processos inflamatórios.
Na formação de energia pelas mitocôndrias, pode ocorrer também formação de calor para o organismo, que assim promove a termorregulação.
Sobre a contribuição genética a partir do DNA mitocondrial: o DNA é fundamental no processo de geração de energia para as atividades das células. Ele codifica 13 proteínas e enzimas essenciais para esse processo de geração de energia.
Havendo maior demanda de energia pelo corpo haverá aceleração da biogênese/ formação de novos mitocôndrias. Acontece por exemplo nos estados inflamatórios do corpo.
Um detalhe curioso é que somente as mães transmitem as mitocondriais e consequentemente o DNA mitocondrial para os descendentes.
Um dos objetivos da biogênese mitocondrial é a construção de novas células, realizada através da divisão celular. O processo ocorre para que haja a substituição das células velhas pelas novas. Esse processo pode acontecer de duas formas:
Apoptose: processo de substituição conhecido por morte celular programada, dinâmico.
Eliminação pelo sistema imunológico: quando a apoptose falha, o sistema imunológico é acionado para eliminar as células defeituosas.
Além disso, a produção de novas células no organismo depende do hormônio do crescimento. Seja para substituição das células eliminadas ou mesmo para o crescimento corporal.
A biogênese mitocondrial é um processo essencial para a garantia da nossa saúde e longevidade. E, quando ocorre corretamente, traz benefícios como:
Para ter uma atividade de biogênese mitocondrial, é preciso ter imunidade alta, microbiota intestinal saudável e estável e um bom suprimento de minerais.
Quando há uma condição de estresse, por exemplo uma ameaça psicológica, ou uma inflamação, o organismo emite uma ordem para diminuir o ritmo de apoptose. Estudos indicam que isso ocorre para que seja possível direcionar a energia para enfrentamento dos efeitos do estresse, ou mesmo para debelar uma inflamação.
Como a sociedade nos expõe ao estresse crônico, estamos constantemente sujeitos a uma baixa atividade de biogênese mitocondrial.
Portanto, é necessário buscar alternativas para o equilíbrio do organismo, como uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e a suplementação de prebióticos.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre saúde e bem-estar.