efeom

28/02/2023

A melhor forma de evitar a queda de cabelo e unhas fracas, vem de dentro para fora.  Geralmente este problema vem do estresse, má alimentação ou outros problemas do nosso organismo.

Queda de cabelo e unhas fracas são geralmente sintomas indicando que sua alimentação está precisando de mais nutrientes. Mas antes de pensar em problema, você precisa saber que perder até 100 fios de cabelos por dia é normal, pois faz parte do ciclo capilar. São os cabelos velhos que caem para que os novos possam nascer.

Mas não é somente sobre a queda mas também o cabelo sofre algumas alterações, como: 

 👉Cabelo quebrado;

👉Perda de brilho;

👉Ressecamento;

👉Pontas duplas;

👉Demora para crescer.

Com relação ao enfraquecimento das unhas, como unha descamada por exemplo, as principais causas são carências nutricionais. Mas algumas outras causas também podem causar problemas nas unhas, como:

👉Hábito de digitação;

👉Tocar instrumentos musicais;

👉Uso de alguns tipos de removedor de esmalte;

👉Algumas doenças.

Vejas as principais causas destes problemas

Existem 3 razões principais para que cabelos e unhas fiquem fracos e quebradiços:

👉 Deficiência de nutrientes envolvidos na produção de queratina, que é a proteína que constitui unhas e cabelos. As deficiências mais comuns são de minerais e vitaminas e podem ser corrigidas com o consumo adequado de frutas e vegetais.

Dietas hiper restritivas também podem provocar deficiências nutricionais, que afetem a qualidade das unhas e cabelos.

👉 Agressões físicas tais como abrasão, contato com calor excessivo ou com produtos químicos, também podem afetar a qualidade das unhas e cabelos. De modo que é preciso ter cuidado com a sua manipulação e com os produtos utilizados.

👉Inflamações crônicas também podem prejudicar a qualidade de unhas e cabelos, pois levam ao aumento da produção de uma proteína chamada NFk-B, que provoca a redução da atividade mitocondrial. As mitocôndrias são consideradas as “fábricas” de proteínas do organismo, inclusive da queratina. Portanto, o seu mau funcionamento leva ao menor crescimento de unhas e cabelos e, portanto, a piora da sua qualidade.

A influência da microbiota intestinal

As inflamações crônicas costumam estar relacionadas a piora da qualidade da microbiota intestinal, também conhecida por disbiose intestinal. Geralmente, a disbiose é provocada, direta ou indiretamente, pelo stress, seja ele químico, por  conservantes de alimentos, defensivos agrícolas, medicamentos, álcool etc. Ou ainda pode ser por causas emocionais ou nutricionais, causadas por dietas hipercalóricas ou hiper restritivas.

A disbiose é caracterizada pelo aumento das populações de certas bactérias indesejáveis e pela diminuição das bactérias boas.

A microbiota intestinal é considerada nosso segundo cérebro e é muito importante para a regulação do nosso sistema neuro-endócrino-imunológico. Ou seja, pelo nosso sono, nosso  humor, nossa energia e nosso sistema imunológico.

Quando o sistema imunológico está desregulado, devido a disbiose intestinal, começam a  aparecer inflamações crônicas, como obesidade, alergias/intolerâncias e problemas intestinais.

Com isso, há liberação de citocinas inflamatórias, que inibem o funcionamento das mitocôndrias, ou seja, prejudicam a produção de proteínas, como a queratina. Que é a  responsável pelo crescimento e a qualidade de unhas e cabelo.

Há várias evidências de que a recuperação da qualidade da microbiota intestinal (eubiose), contribui para melhorar a qualidade de unhas e cabelos.

A composição EFEOM LL1 + Silimarina foi especialmente desenhada e testada para recuperar a eubiose de microbiotas intestinais disbióticas. Os resultados, em termos de fortalecimento de  unhas e cabelos, costumam ser percebidos em 90 a 180 dias. Neste mesmo período, também costuma a ser percebida a melhora do funcionamento dos intestinos, do sono profundo e da imunidade.

É por isso que se diz que dormir bem emagrece e embeleza.

Resumo

Quando a saúde das unhas e dos cabelos estiverem comprometidos, é sinal de que existe algo de errado com o organismo e algumas vitaminas estão faltando.  Desta forma, fazer uso, com a orientação médica, de suplemento alimentar é a melhor dica como fortalecedor das unhas e do couro cabeludo. 

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre como ter qualidade de vida.

banner para download do e-book da Efeom

Notícias relacionadas