Job Content

09/05/2023

A termogênese é um processo em que o corpo produz para queimar gordura e transformar em energia. Entenda como ocorre este processo:

Durante os processos de ganho e perda de peso, o organismo passa por adaptações metabólicas em resposta às mudanças de peso corporal, sempre buscando manter o equilíbrio das funções corporais. O processo da termogênese, contribui para acelerar a perda de peso e transformar a gordura em energia.

Mas é importante reforçar que a termogênese sozinha não é a melhor eficácia para a perda de peso, mas incluir exercícios físicos na sua rotina, ajudará muito e os resultados serão melhores.

Como incluir uma dieta termogênica na sua rotina.

Para ter um emagrecimento saudável, a mudança dos hábitos alimentares é um dos principais passos. Mas a alimentação sozinha também não faz todo o processo de forma competente. Além disso, aliar com uma rotina mais saudável, é uma das formas de contribuir para a perda de peso rápida.

Pensando em alimentação saudável, adotar uma dieta termogênica, consegue oferecer e fornecer vários benefícios relacionados a saúde. 

Entre as vantagens de manter uma dieta termogênica, destacamos:

Acelera a taxa de metabolismo;

Potencializa a queima de gordura;

Reduz o colesterol;

Elimina toxinas.

Entre os alimentos termogênicos mais conhecidos, estão:

Canela;

Frutas Vermelhas;

Chá-verde;

Pimenta Vermelha;

Acelga;

Aspargos;

Couve, entre outros.

Como a termogênese ajuda no emagrecimento.

O ganho e a perda de peso estão comumente relacionados com o balanço energético, ou seja, a relação entre o consumo de energia proveniente da dieta e o gasto energético com as atividades ao longo do dia. 

Em linhas gerais, na ausência de outras doenças, o balanço energético positivo leva ao ganho de peso, enquanto o balanço energético negativo propicia a perda de peso corporal. Mas o gasto energético não depende apenas da atividade física praticada ao longo do dia, mas também da termogênese. 

A termogênese representa as mudanças no gasto energético, que são independentes das variações na composição corporal, como aumento da massa muscular ou do nível de atividade física praticado no momento.

Como um mecanismo independente no controle do gasto energético, a termogênese atua como um regulador biológico ancestral buscando sempre o equilíbrio e manutenção da saúde para garantir a nossa sobrevivência. 

Por isso, normalmente, na perda de peso com balanço energético negativo, a termogênese é reduzida e direcionado para economia de energia. Já nos momentos de ganho de peso, o balanço energético positivo leva a dissipação de energia com o aumento da termogênese.

Termogênese com resultados contínuos

O grande impasse reside no fato de que durante intervenções visando a perda de peso, como no tratamento da obesidade, os mecanismos de termogênese são reduzidos como resposta à restrição calórica da dieta para emagrecimento. Com isso o gasto energético fica reduzido, dificultando ainda mais o processo de perda de peso corporal. Por isso, muitas vezes dietas muito restritivas podem funcionar em um primeiro momento, mas acabam não tendo efeito desejado a longo prazo.

Isso ocorre porque durante o início da perda de peso, acontece a redução dos estoques de glicogênio juntamente com a queda na secreção de insulina, levando ao aumento da termogênese para atender às necessidades de energia do cérebro. 

Porém, com o passar do tempo, durante a progressão da perda de peso, os baixos níveis de aleptina levam à redução da termogênese com objetivo de poupar os estoques de triglicerídeos antes que fiquem muito baixos. Pensando que os triglicerídeos são essenciais para algumas funções biológicas básicas como, por exemplo, a reprodução.

Como a Efeom favorece o emagrecimento.

Com esse dilema em mente, cresceu o interesse em intervenções terapêuticas capazes de estimular o aumento do gasto energético através da termogênese durante tratamentos para perda de peso. Uma maneira de se estimular o aumento da termogênese é através da biogênese mitocondrial, já que as mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo gasto energético através da dissipação de calor. 

Terapias medicamentosas podem promover a termogênese através do aumento do número de mitocôndrias, no entanto, é comum que esses medicamentos têm efeitos colaterais indesejados. Assim, terapias alternativas como a suplementação de minerais como zinco, tem se mostrado uma excelente alternativa para estimular o aumento do gasto energético e favorecer o processo de emagrecimento e manutenção do peso sem que haja contraindicações.

Lembramos a você que gosta do nosso conteúdo, para que Curta, Compartilhe e Comente nossos vídeos e se inscreva no nosso canal do YouTube. Sua inscrição é muito importante para o crescimento do nosso trabalho!

 Acesse nosso site, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.  Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a diversas outras informações!

Notícias relacionadas